O efeito das chuvas que atingiram as cidades alagoanas foram tema de uma reunião dos prefeitos do Estado, na última segunda-feira, 04. A reunião ocorreu no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
A reunião contou com a presença de mais de 50 gestores e membros do Governo de Alagoas e outros órgãos como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Casal, DER e Gabinete Civil. Na ocasião, foram discutidos os próximos passos para reconstrução das cidades afetadas.
“Os gestores estão focados em salvaguardar e preservar vidas, essa é a questão mais importante, retirar as pessoas das áreas de riscos. O segundo passo é abraçar os afetados e incentivarmos as doações de mantimentos como água potável, alimentos não-perecíveis, cobertores, itens de higiene pessoal e outros, para assim pensarmos na questão da infraestrutura”, afirmou o prefeito Hugo Wanderley, presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), ao ressaltar a importante da reunião.
No momento, o governador de Alagoas, Paulo Dantas cobrou celeridade e agilidade para a recuperação e reconstrução das estradas federais. As vias que cortam Alagoas são importantes para a locomoção de milhares de pessoas diariamente e para abastecimento das cidades. Com as vias comprometidas e/ou interditadas, um grande impacto econômico e social pode ser causado, lesando ainda mais os alagoanos.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) afirmou que nenhuma rodovia estadual está interditada e que a sobrecarga dessas estradas, devido à interdição das BRs, causa grandes prejuízos estruturais nas vias estaduais.